Portugal no Top 5 dos países que produzem mais energia eólica e solar

Portugal no Top 5 dos países que produzem mais energia eólica e solar

Nos últimos anos, a aposta nas energias renováveis no nosso país está a ganhar cada vez mais terreno.

De acordo com os dados da Bloomberg NEF (New Energy Finance) 75% da nova capacidade de energia instalada é renovável, sendo a restante (25%) derivada de energia fóssil.

Do total de 138 países analisado, sabe-se que no ano passado a Dinamarca foi líder mundial na produção de energia eólica e solar (com 55%), seguida pela Irlanda (33%), Uruguai (32%), Portugal (28%) e Reino Unido (28%).

A nível mundial são instaladas, cada vez mais, centrais eólicas e solares. 45% das novas centrais foram de tecnologia fotovoltaica e permitiram reduzir os custos de produção.

Sendo a energia solar a quarta maior fonte de energia a nível global (ainda que atrás do carvão, do gás e da hídrica), Portugal tem vindo, nos últimos anos, a aumentar o investimento nas energias renováveis. Ainda este ano, em Agosto foi realizado o segundo leilão de energia solar que alcançou valores históricos: 11,43 euros por megawatt/hora (MWh).

Com a transição energética é urgente que os municípios procurem, cada vez mais, a sustentabilidade ambiental dos seus territórios.

Na Municípia promovemos um futuro mais sustentável para o seu município. Com a Rede Nacional de Potencial Solar vai poder conhecer o potencial de aproveitamento solar do seu município e contribuir para a sustentabilidade do seu território.

Não fique de fora.

www.potencialsolar.pt

Fonte: in Jornal de Negócios