A nossa História

Reunião de Regularização de DUATS de Moçambique

2019

Regularização de DUATS de Moçambique

Fomos a Entidade seleccionada para o registo e regularização sistemática de terras na Província de Nampula, em Moçambique, com uma meta de 144.714 RDUATS. Esta iniciativa, lançada pelo Ministério da Terras e Desenvolvimento Rural, com financiamento do Banco Mundial, tem como objectivo identificar, recolher e registar 5.000.000 parcelas de DUAT, bem como a delimitação e certificação de 4.000 comunidades locais.

2018

1ª Cobertura Aerofotogramétrica Integral de Portugal a GSD30cm

No âmbito do projecto realizado para o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, a Municípia sobrevoou com um parceiro a área total de Portugal continental, cobrindo o território com fotografias digitais a 30cm de resolução. Esta cobertura de imagens dotou o país da base de maior detalhe realizada até aos dias de hoje.

2017

Execução do cadastro de Cabo Verde – São Vicente

Fomos a Entidade seleccionada pelo Millennium Challenge Account – Cape Verde para realizar o cadastro da Ilha de São Vicente. Este projecto, concluído com sucesso em 2018, visava a clarificação e regularização dos direitos e limites de propriedade neste território.

2016

UE Geosmartcity

Integrámos o projecto europeu Geosmartcity, em conjunto com 12 entidades Europeias de 9 nações diferentes. Envolvemos neste período os nossos meios e os recursos humanos mais especializados, na produção de ferramentas opensource e estudos de base espacial em 2 áreas fundamentais de gestão: eficiência energética (denominada no projecto por Green Energy) e gestão de infra-estruturas enterradas (denominado no projecto por Underground Intelligence).

cadastro weGIS Timor

2015

Solução de cadastro webSIG para Timor

As competências adquiridas pela Municípia em matéria de desenvolvimento aplicacional em plataformas SIG de código aberto foram capitalizadas em Timor, com o desenvolvimento da solução de aquisição e gestão do cadastro neste território.

2014

Execução do Cadastro Sinergic

Participámos no projecto que viabilizou a existência de cadastro predial em Portugal, enquanto conjunto de dados exaustivo, caracterizador e identificador das propriedades existentes no território. Produzimos cadastro nas 37 Freguesias dos Municípios de Oliveira do Hospital e Seia.

2013

Projecto CeCANG Angola

Desenvolvemos a plataforma CeCANG Angola, com o objectivo final de realizar o Censo dos Estabelecimentos Comerciais. A recolha, realizada numa aplicação móvel desenvolvida pela Municípia, permitiu o mapeamento em tempo real de todo o Sector Grossista daquele país.

2012

Primeira cobertura aérea em Marrocos

Entrámos pela primeira vez em espaço aéreo marroquino, adquirindo fotografia aérea para elaboração de estudos hidrológicos, topográficos e cadastrais.

Harmonização das bases de eixos de via CTT

2011

Harmonização das bases de eixos de via CTT

O ADN da Municípia está no desenvolvimento de projectos que conduzam à criação de bases geográficas únicas, centralizadas e inequívocas. Este projecto CTT primou pelo desafio de harmonizar as diferentes bases existentes à época e pela estratégia de aumento da eficácia nos processos operacionais a jusante.

Cessna 402B

2010

Aquisição da aeronave Cessna 402B

Voar cada vez mais longe e com maior capacidade ao nível dos sensores a bordo levou-nos a modificar e operacionalizar uma nova aeronave, o Cessna 402B, com diversas combinações possíveis ao nível dos sensores, desde as câmaras, LIDAR ou hiper/multiespectral.

2009

Cobertura Aérea LIDAR sobre o Município de Oeiras

Concretizámos a primeira cobertura aérea LIDAR sobre o Município de Oeiras, a qual nos permitiu obter informação nunca antes vista sobre a sua superfície topográfica.

imagem de Câmara Aérefotogramétrica Digital no interior de avião

2008

Aquisição da Câmara Aerefotogramétrica Digital

Com a evolução das tecnologias aplicadas a sensores aéreos, adquirimos a primeira câmara aerofotogramétrica digital do país – uma Intergraph DMC. Tornámos todo o processo cartográfico digital.

Quantum GIS

2007

Software opensource em toda a cadeia de desenvolvimento aplicacional

Investimos desde cedo na programação em peças de software que libertassem os nossos clientes de licenciamentos anuais dispensáveis. Formámos equipa, promovemos iniciativas opensource e entrámos em produtivo, disponibilizando ambientes aplicacionais de base tecnológica disruptiva e a custos controlados.

2006

Lançamento do portal geográfico GeoCID Madeira

Desenvolvemos e instalámos um sistema de gestão de conteúdos, assente numa plataforma WebSIG e com componentes de governo electrónico, no Governo Regional da Madeira. Este projecto colocou a Madeira na linha da frente no que concerne à prestação de serviço público, cidadania e governança, em ambiente digital.

2005

Coberturas Aerofotogramétricas para a Rede de Alta Velocidade

Produzimos as primeiras coberturas aerofotogramétricas no âmbito dos estudos de viabilidade para as Linhas de Alta Velocidade.

mapa de acionista identificados em mapa

2004

Alargamento da estrutura accionista para 50% do Municípios Portugueses

Os Municípios reconheceram o valor do investimento realizado em know-how e tecnologias de informação geográfica na Municípia e o seu impacto na gestão do território em toda a Administração Pública Local Portuguesa.

2003

Primeiro projecto internacional: Cabo Verde

A internacionalização, em especial para os CPLP, está na estratégia da empresa desde a sua origem. Cedo iniciámos actividades fora de fronteiras portuguesas, produzindo em 2003 a primeira Cartografia Digital para Cabo Verde.

2002

Lançamento da plataforma digital guia de Portugal

Implementámos à data uma plataforma que reunia, num só portal digital, toda a actividade económica do país georreferenciada e centenas de milhares de empresas pesquisáveis por lugar.

2001

Primeiro voo de fotografia aérea

Em 2001, não só nos tornámos a primeira empresa a ter todo o processo de produção cartográfica consigo, como também formámos o primeiro navegador civil!

Alvará para produção de cartografia

2000

Obtenção de alvará para produção de cartografia

Munimo-nos dos meios que permitiram obter e manter o alvará de produção cartográfica. Sendo a cartografia homologada a base geográfica que suporta todos os processos de ordenamento, ocupação e gestão do território, o alvará deve ser um instrumento crucial de estandardização e o número de projectos homologados um indicador de excelência.

Equipa de constituição da Municípia

1999

Data da Constituição com 60 Municípios

A Municípia nasceu em Oeiras, fruto da visão de que o conhecimento preciso e abrangente do espaço é condição basilar para o sucesso na gestão do território.