COMPROMETIDOS COM OS ODS

COMPROMETIDOS COM OS ODS

COMPROMETIDOS COM OS ODS

“As cidades têm a capacidade de fornecer algo para todos, só porque, e só quando, elas são criadas por todos”

Jane Jacobs

O desenvolvimento sustentável, seja ele de dimensão social, económica ou ambiental, depende da promoção de soluções inovadoras e competitivas que tornem as cidades mais inteligentes, mais seguras, mais inclusivas, mais igualitárias, mais eficazes e mais sustentáveis.

A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objetivos (ODS) desdobrados em 169 metas e aprovada pelos líderes mundiais a 25 de setembro de 2015, numa cimeira memorável na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA) comprometeu-se a tornar esta visão em realidade e com isso criar um futuro que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

Assim, as 169 metas propostas são um convite a municípios, entidades intermunicipais e outros líderes governamentais a incorporar um modelo de gestão rentável, inclusivo e ambientalmente equilibrado, numa iniciativa conjunta para promover o desenvolvimento sustentável.

A Municípia incluiu-se neste desígnio, envolvendo-se e investindo nas cidades e no território enquanto parceira tecnológica da sociedade e das organizações. Incorporamos para esse efeito na nossa estratégia empresarial 3 dos 17 objetivos globais:

 

#ODS 7 – Energias Renováveis e acessíveis

Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos é um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas e Portugal tem todas as condições para poder utilizar, em larga escala, uma das principais fontes de energia renovável: a solar.

Se Portugal, enquanto país, pode ter como objetivo alcançar 80% da energia de fontes renováveis já em 2025, todos nós devemos ajudar a contribuir para reduzir as emissões de carbono. Na Municípia assumimos esse compromisso em 2019 com a plataforma Rede Nacional de Potencial Solar e hoje, de olhos postos no futuro, continuamos alinhados com aquilo a que nos comprometemos: tornar o nosso país um exemplo a nível de eficiência energética e de diminuição das emissões de gases com efeito de estufa.

 

#ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico

Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.

Foi com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios e para a criação de uma nova fonte de receita para as populações e para o comércio local que surgiu a uniquePATHS. Lançada no ano passado, a plataforma de turismo uniquePATHS, já disponível em www.uniquepaths.eu, é um projecto de empreendorismo desenvolvido pela Municípia, com o apoio do Turismo de Portugal e destinado a turistas nacionais e/ou estrangeiros que procurem uma experiência diferenciadora de conhecer o território.

Ao assumirmos este compromisso garantimos que estamos a construir um futuro sustentável e inclusivo promovendo, simultaneamente, o desenvolvimento das nossas pessoas e comunidades.

 

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Como? Com o CityHub.pt, uma plataforma de gestão inteligente do território que centraliza soluções digitais de base geográfica, permitindo ao munícipe aceder a um conjunto de serviços remotos e ao Município mais celeridade e assertividade nas soluções.

Tendo em conta que, segundo a ONU, 55% da população mundial vive em áreas urbanas e que a expectativa é que, até 2050, este número aumente para 70%, o CityHub.pt cumpre os objetivos do desenvolvimento sustentável traçados a nível mundial, criando territórios inclusos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Desenvolvido pela Municípia em 2019, o CityHub.pt ambiciona responder às necessidades de estruturação urbana do território e fortalecer a visão de desenvolvimento territorial partilhada entre os agentes do território.

As soluções digitais municipais que temos construído ao longo dos anos são, hoje em dia, absolutamente essenciais e imprescindíveis e estamos certos que o nosso know-how em tecnologias de informação geográfica é único, diferenciado e que pode ajudar a alavancar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Prova disso é a recente adesão de vários municípios à plataforma CityHub.pt que, tal como nós, podem desenvolver uma cultura de mudança.

 

Indicadores dos objetivos de desenvolvimentos sustentável em Portugal

Segundo os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), nas diferentes metas traçadas para cada país até 2030 Portugal apresentou progressos positivos em quase metade dos indicadores, quando comparando 2021 com 2015.

Se analisarmos por objetivos, num total de 17 dos ODS, 10 apresentaram evoluções favoráveis e atingiram a meta em pelo menos 50%.

Em 2021, 40% (66) dos indicadores analisados registou uma evolução favorável ou atingiram a meta definida, sendo que quatro ODS (3, 6, 7 e 11) apresentaram 50% ou mais dos indicadores com uma evolução favorável.

Se todos juntos trabalharmos para alcançar os objetivos relacionados aos desafios sociais, económicos e ambientais, em 2030 o mundo estará progressivamente melhor.