Potencial Solar

Potencial Solar

Num momento em que os custos de electricidade continuam a sofrer fortes agravamentos de preço, seguindo uma tendência que os especialistas indicam como irreversível para os próximos anos, torna-se urgente contrariar o impacto deste aumento na factura dos municípios.
Existem três soluções imediatas:

1. Diminuição dos consumos, solução, que na maior parte das vezes é difícil de realizar;
2. Troca de equipamentos por outros mais eficazes, que para além do investimento inicial garante apenas uma redução de uma parte dos consumos;
3. Criação de soluções de geração alternativa de electricidade através da energia solar. Neste caso, os municípios podem aproximar-se de um custo nulo.

Solução
Para o cálculo do custo desta terceira via, os municípios podem contar com a Rede Nacional de Potencial Solar da Municípia para realizar simulações de custo e encontrar a melhor solução a implementar.
Esta rede divulga o potencial de cada território e o retorno do investimento esperado pela utilização de tecnologias de captação de energia solar.

Mapa solar
A ferramenta disponível através da rede inclui a produção do mapeamento do potencial solar do edificado, para que a identificação das áreas mais favoráveis à instalação de sistemas de captação de energia solar seja rápida e georeferenciada.
Este mapeamento é obtido através da produção de um Modelo Digital de Superfície de grande rigor cartográfico, recorrendo preferencialmente a um activo já existente na maioria dos Municípios, como são os elementos de cartografia digital.

Simulador para:
Painéis solares Vr Período de payback
Painéis solares Vr Potência a instalar
Painéis solares Vr Poupanças anuais estimadas
Painéis solares Vr Poupanças acumuladas em 25 anos
Poupanças anuais estimadas Vr Energia injectada na rede

https://www.potencialsolar.pt

Contacto:

info@potencialsolar.pt