A transformação digital das cidades inteligentes

A transformação digital das cidades inteligentes

Barcelona integra desde o início, o movimento de construção das cidades inteligentes a par de Singapura, Viena, São Francisco e Copenhaga.
Assume-se que a evolução a cidade inteligente nunca está completa, sendo marcada ao longo do tempo pelo aumento da ambição e complexidade do projeto.
Barcelona integrou assim níveis complementares de informação, integradas entre si, que permitem melhorar a relação da cidade com os seus munícipes e visitantes.

Nos vários patamares de evolução que a cidade atingiu, identificam-se 5 áreas de atuação fundamentais onde o conceito de inteligência se revela:

  • Desenvolvimento económico e habitação
  • Saúde
  • Mobilidade
  • Segurança
  • Serviços de utilidade pública

Segundo a edição BISMART, conseguem-se identificar 5 pilares que suportam Barcelona como uma cidade inteligente:

  1. Software de ligação aos munícipes
  2. Disponibilização de hotspots Wifi
  3. Eventos tecnológicos de referência
  4. Sensorização através do conceito internet of things
  5. Ambiente propício à inovação

De acordo com os estudos realizados ao momento, cada um dos 5 pilares assume a sua importância na construção de uma cidade mais eficaz. No entanto, consideramos que o primeiro ponto “Software de ligação aos munícipes”, a integração de soluções de monitorização, recolha e tratamento de informação, de e para os utilizadores da cidade em cada uma destas áreas, revela-se assim como o elemento crucial para a evolução do conceito de inteligência em Barcelona.

É exatamente sobre este item que a Municípia tem feito um forte investimento, a procura de soluções que ajudem os Municípios em Portugal a alcançar melhores níveis de eficiência e de inteligência.
Na Municípia, com a solução integrada CityHub.pt, pretendemos assim apoiar os municípios que queiram implementar os melhores princípios de inteligência de cidades. A solução tecnológica proposta é evolutiva, responde a um conjunto de necessidades existentes e interliga a informação dessas mesmas necessidades de forma a criar um referencial de apoio à decisão.

https://registration.firabarcelona.com/?gclid=EAIaIQobChMI6suq9MKc9AIVCRkGAB0n0AHfEAAYASAAEgI5X_D_BwE#/tickets/selection-list