Imagens de Satélite vs. Fotografia Aérea vs. Imagens de Drones – Aplicabilidade

Imagens de Satélite vs. Fotografia Aérea vs. Imagens de Drones – Aplicabilidade

Neste contexto assumem particular importância, para além da dimensão em área, as reais necessidades em matéria de suportes cartográficos requeridos.

Os suportes cartográficos deverão responder, ao nível de conteúdos e precisão (escala), às necessidades de utilização do respectivo produto final: agricultura, o uso da terra, os direitos de uso, o ambiente, os corredores de desenvolvimento, as cidades, as infraestruturas, os projectos, o ordenamento, ou em contraponto os media, a publicidade, entre outros. Por outras palavras, a definição do uso e rentabilização dos dados a jusante é fundamental.

De forma a facilitar a análise apresentamos um quadro comparativo das três tecnologias de aquisição em apreço:

A definição da exactidão posicional necessária para a finalidade de utilização é um elemento fundamental. Só após essa etapa é que se deve seleccionar a tecnologia mais adequada para o processo de execução de fotografia aérea.

Uma imagem de alta resolução, quer seja adquirida por satélite, aeronave ou drone, significa apenas que foi realizada com o máximo detalhe permitido para a tecnologia utilizada.

Conhecer o detalhe e a exactidão necessária em cada aplicação é o primeiro passo para tomar uma decisão acertada sobre a matéria-prima a utilizar!