Imagens de Satélite vs. Fotografia Aérea vs. Imagens de Drones – Resolução vs Exatidão

Imagens de Satélite vs. Fotografia Aérea vs. Imagens de Drones – Resolução vs Exatidão

Imagens de Satélite vs. Fotografia Aérea vs. Imagens de Drones – Resolução vs Exactidão.

O conceito de resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta, quer seja uma imagem satélite, uma imagem aérea digital ou uma imagem aérea de drone, na qual quanto mais alta for a resolução, mais detalhe tem a imagem.

Porém, consoante a tipologia de sensor utilizado, o termo “alta resolução” pode indicar resoluções muito distintas. Isto é, se nos referirmos a uma fotografia aérea digital, capturada a partir de câmara aerofotogramétrica digital, uma imagem de alta resolução terá a resolução de 2cm; caso o objecto sejam imagens satélite, uma imagem de alta resolução terá a resolução de 31cm; se for capturada por uma câmara fotográfica instalada num drone, terá a resolução de 1cm.

Por sua vez, o conceito de exactidão posicional é o valor indicador da concordância entre as coordenadas de um ponto, obtidas na cartografia de base topográfica e/ou sobre ortofotomapas, e as correspondentes no terreno obtidas por um método rigoroso (com equipamentos GNSS), e que garante observações o mais exactas possíveis. O erro médio quadrático (e.m.q) pode ser utilizado para este fim, ou seja, para determinação da exactidão posicional planimétrica e/ou altimétrica.

A título exemplificativo apresentamos, na tabela seguinte, duas tecnologias distintas, que produzem a mesma resolução de imagem (GSD): 30cm.

Tal como apresentado na tabela, para uma mesma resolução de imagem de 30cm a exactidão posicional anunciada para as imagens produzidas através de tecnologia de satélite é de 3,5 metros (worldview4), enquanto por fotografia aérea é de 0,75 metros.

O satélite Kompsat 3A é apresentado nesta tabela como um caso paradigmático de que a escolha de imagens com GSD com uma boa resolução não significa que o produto final atinja a exactidão posicional pretendida.

Apesar da imagem oferecer um GSD de 55cm é anunciada uma exactidão posicional de 70 metros, resultante da utilização de um modelo digital de elevação disponível no mercado com características que não permitem a produção de subprodutos com precisão.