Antes e depois da Municípia – SIG

Antes e depois da Municípia – SIG

Antes de chegarmos ao mercado, apenas o Município de Lisboa dispunha de 1 equipa com 2 técnicos, que operavam num pequeno gabinete de SIG.

A nossa equipa, antes de ser Municípia, em 1989, já havia desenvolvido e implementado o primeiro SIG de suporte à decisão de uma autarquia local – conhecido como “espião” geográfico –, em Oeiras, visitado à data pelo então Ministro do Planeamento e Administração do Território, Valente de Oliveira.

Com a constituição da Municípia, assistimos a uma mudança drástica no paradigma dos Sistemas de Informação Geográfica. A partir de 1999, o SIG passou a ser indispensável no suporte à decisão para qualquer autarquia, dando origem à proliferação de gabinetes SIG nos diferentes Municípios, a bem do conhecimento do território, de um melhor serviço público e do apoio aos executivos.

A georreferenciação de dados e fenómenos e a sua verticalização num mesmo sistema de coordenadas comoditizou-se, constituindo porventura uma das decisões mais inteligentes, impactantes e abrangentes por nós provocada na Administração Pública Local Portuguesa.

 

 

Tags: