Antes e depois da Municípia

Antes e depois da Municípia

A criação da Municípia, em 1999, veio revolucionar a forma como os municípios portugueses geriam o território. O investimento que, desde cedo, realizámos em know-how e tecnologias de informação geográfica aliado à partilha da visão de uma tomada de decisão suportada em conhecimento preciso e abrangente do espaço através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), conduziram a uma alteração generalizada do paradigma de gestão em toda a Administração Pública Local Portuguesa.

Através da nossa presença, os Municípios passaram a incluir equipas de SIG nas suas estruturas, a investirem em hardware para aquisição, processamento e disponibilização de informação e a implementarem Sistemas de Informação Geográfica adaptados às suas realidades. Esta transformação global manifestou-se na tipologia de contratação de recursos humanos, na dinâmica do sector privado para estas actividades e nas solicitações de entrada no capital social da Municípia de 1999 a 2003, resultando num alargamento da estrutura accionista da empresa em 2004 para 50% dos Municípios Portugueses.

Os Geógrafos, Engenheiros Geógrafos, Urbanistas, Gestores do Território, Topógrafos e os alunos com cursos técnicos nas áreas próximas da geomática passaram a ter um nível de empregabilidade nunca visto no panorama português. Os próprios Arquitectos, bastante solicitados nestas organizações, tiveram de se reposicionar e introduzir ao nível letivo disciplinas SIG, capazes de colmatar esta procura.

A resposta foi clara e evidente. Os Municípios necessitavam deste aumento de eficácia e eficiência, as Instituições de Ensino adaptaram-se para formar os seus alunos para o mercado, as empresas incumbentes alargaram as suas equipas e verificou-se a emergência de novas prestadoras de serviços de aquisição de dados, consultoria, desenvolvimento aplicacional e formação. Não só tínhamos impactado os clientes, fornecedores e o ensino, como os próprios processos.

Tags: