Entre em contacto connosco

Lançamento da Plataforma Solar de Lisboa – SOLIS

Lançamento da Plataforma Solar de Lisboa – SOLIS

A Municípia estará presente, como parceira, no lançamento da Plataforma Solar de Lisboa – SOLIS, no Caleidoscópio, em Lisboa.

No dia 3 de maio celebra-se o Dia Internacional do Sol, criado no âmbito do Programa para o Ambiente das Nações Unidas, e que destaca a importância do Sol como fonte de vida. A Lisboa E-Nova em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mantém viva a celebração deste dia, promovendo um evento focado na Lisboa Cidade Solar:registered:, a Estratégia Solar de Lisboa, e na emergência das comunidades solares, tendo como pano de fundo o galardão de Capital Verde Europeia 2020 atribuído a Lisboa.

É neste contexto que será lançada a Plataforma Solar de Lisboa associada ao projeto Potencial SOLar em LISboa (SOLIS), desenvolvida pelas equipas da Municípia e da Lisboa E-Nova. Enquanto projeto de inovação tecnológica líder a nível nacional, a plataforma permite avaliar o potencial solar de todos os edifícios de Lisboa, indicando quais as áreas disponíveis na cobertura consoante a classe de disponibilidade solar.

Para além da melhoria do produto através de um Modelo Digital de Superfície de grande rigor cartográfico, a Municípia integrou funcionalidades pioneiras desenhadas pela Lisboa E-Nova que permitem avaliar a capacidade de produção de eletricidade, localizar os diferentes sistemas fotovoltaicos, monitorizar os consumos e efetuar previsões.

A Lisboa E-Nova e a Municípia têm como ambição tornar a Plataforma Solar de Lisboa uma referência nacional no âmbito da energia solar. A exploração da tecnologia solar fotovoltaica em Lisboa constitui uma oportunidade para tornar a cidade de Lisboa mais eficiente em termos energéticos e menos emissora de gases com efeito de estufa.

Enquanto projeto alocado a uma capital, este pode igualmente funcionar como Projeto “Farol” no contexto Europeu, ajudando a cumprir e a impulsionar a estratégia europeia para a economia circular.

carta do potencial solar de Lisboa